
Salário Mínimo é o salário de mais baixo valor que pode ser pago ao funcionário. Apesar de existir em diversos países do mundo, há diversas opiniões sobre suas vantagens e desvantagens. Os que acham algo vantajoso, dizem que reduz a pobreza. Já os que acham desvantajoso dizem que aumenta o desemprego, pois se for muito alto, funcionários deficientes ganhariam o mesmo que funcionários em boa forma, a partir disto pode surgir desembprego por conta de "aumentos".
No Brasil, o Salário mínimo começou com o governo de Getúlio Vargas. Sua instituição foi regulamentada em 1936, e entrou em processo apenas no ano de 1940, quando foram fixados os valores dos salários mínimos.
A costituição do Brasil em 1988 estabelece o direito de todo funcionário receber um salário mínimo, e de ser capaz de atender todas as suas necessidades básicas, como: moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social.
Mesmo tendo estabelecido os direitos de salário mínimo para todos trabalhadores e de ser capaz de atender as necessidades básicas de sobrevivência, é muito difícil pensarmos que isso é possível com a quantidade de salário mínimo que é entregue aos funcionários hoje: R$510,00
Marcelo Maciel Del Nero 7ªB n20
Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Sal%C3%A1rio_m%C3%ADnimo
Nenhum comentário:
Postar um comentário