
O trabalho informal é o tipo de trabalho desvinculado a qualquer empresa, ou seja, é o trabalho indireto onde não há vínculo empregatício por meio de documentação legalizada. Esse tipo de trabalho teve grande crescimento na década de 90 quando a competitividade fez com que as empresas optassem por mão-de-obra qualificada e também frente à crise econômica, as empresas tiveram que diminuir seu quadro de funcionários e baixar o valor de suas mercadorias.
O estudo detalhou a informalidade do trabalho em três níveis. O percentual de 58,1% é identificado no nível três --o mais abrangente--, já que considera também trabalho informal a doméstica que possui registro em carteira e o trabalhador por conta própria que contribui para a Previdência.
Ao considerar apenas os trabalhadores não registrados e os que não contribuem para a Previdência --nível um--, o trabalho informal no país chega a 48,5% dos ocupados. No nível dois, que leva em conta as domésticas e os empregados que não têm registro em carteira, mas que são contribuintes, sobe para 50,8%.
Há uma desvantagem do trabalho informal que é a comodidade que ele traz para as pessoas.
Texto adaptado por: Juliana Novazzi Orticelli nº16 7ªB
FONTES:
http://www.alunosonline.com.br/geografia/trabalho-informal/
http://www.sindicatomercosul.com.br/noticia02.asp?noticia=11197
JULIANA NOVAZZI ORTICELLI Nº16 7ªB
Nenhum comentário:
Postar um comentário