A agricultura sustentável é um modo de produção agrícola que segue três objetivos principais: conservar o meio ambiente, criar comunidades agrícolas prósperas e unidades agrícolas lucrativas. Esses objetivos são definidos de acordo com diversas filosofias, práticas e políticas, tanto do consumidor quanto do agricultor.
A produção agrícola sustentável se refere à capacidade de uma unidade agrícola tem de continuar a produzir, em um ciclo sem fim, com o mínimo de produtos do exterior e com o máximo de aproveitamento dos recursos do ambiente, como a água, a luz do sol, o ar e os sais minerais presentes no solo, para as plantas fazerem a fotossíntese e produzirem seu próprio alimento, a glicose. Quando a colheita é feita, o agricultor retira a parte da planta que será usada e replanta a parte sem uso. Isso é feito para gerar nitrato, que é um adubo natural que nao prejudica o meio ambiente. Existem vários outros adubos naturais, como estrume de alguns animais. O uso de serviços exteriores, como fertilizantes artificiais, reduz a sustentabilidade, já que acaba tornando a comunidade dependente de um recurso não-renovável. O “nível de sustentabilidade” é medido pela autonomia da unidade agrícola ao nao depender de recursos exteriores e manter o mesmo nível de produção.
Texto adaptado por: Gabriel Motta Nº 7 7ªB
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_sustentável e https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghvg6-I_6rwktTzOnxkm_eg1sVFqL2bg_keMKBC7hcjUvN09B8bOWjrLiL_PGaroJpaQTDj76RmRDN_gtfDNZM3viHqP9hnu2LiaWhzBC9jQK4Tv6kag8xDlOVNjLqICDcclymf65FREBQ/s400/Z.jpeg
Nenhum comentário:
Postar um comentário