Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Arrendamento


Arrendar é conceder a alguém o direito de usar um bem imobiliário mediante a um pagamento. Seria algo como alugar. Em geral utilizamos o verbo quando nos referimos a conceder tal propriedade quando esta se trata de um terreno, pedaço de terra etc.. Essa propriedade é concedida, em quase todas as vezes, para alguém que quer produzir algo, como criação de gado, plantações, entre outros. Aquele que toma a terra emprestada deve obedecer todas as normas estabelecidas pelo arrendador, que se for de forma legal, constam num contrato. A pessoa que está produzindo na terra arrendada pode dar como forma de pagamento uma parte dos lucros da produção como forma de pagamento, mas isso fica a critério do arrendador. Muitas vezes países com economias abaladas por conta de uma guerra, por exemplo, arrendam terras em outros países para gerar lucros para a nação que não está em condições de produzir nada, como foi o caso da Itália após a 2ª grande guerra, que arrendou e comprou terras no Brasil para incentivar a economia.

Texto adaptado pelo aluno: João Cândido Cartocci Maia - nº12 - 7ª série B.

Fontes:

http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=arrendar&stype=k

http://malmg.blogspot.com/2009_09_27_archive.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário