Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010


Urbanização Tardia

A urbanização é um processo no qual pessoas do campo migram para a cidade (êxodo rural). Um lugar é considerado urbanizado quando a população das cidades é maior do que a rural. Hoje em dia a população mundial é maior urbana, mas antigamente era rural; e essa mudança aconteceu por causa da primeira revolução industrial (séc. XVIII), que aconteceu nos países ricos, como EUA, França, Alemanha... Por causa das indústrias nesses países, grande parte da população do rural veio para as cidades, onde estavam as indústrias, em busca de empregos, o que fez com que a maioria desses países fossem urbanizados.
Já os países emergentes (que só se industrializaram 50 anos depois), começaram a ser urbanizados apenas no séc. XX, com a chegada das indústrias. Neles, o processo de urbanização aconteceu, e acontece até hoje, de forma muito rápida, o que pode trazes algumas conseqüências não tão boas para o espaço urbano do país... A urbanização dos países emergentes é chamada de tardia porque aconteceu depois do processo de urbanização dos países ricos. Porém, é importante ressaltar que as indústrias não são o único motivo de urbanização, apesar de ser um dos principais.


Texto adaptado pela aluna Luísa Barbanti


Nenhum comentário:

Postar um comentário